Direito de Família na Mídia
Adoção: nossa cidade abre as portas para o debate
03/06/2015 Fonte: Embu das ArtesNo cadastro nacional de adoção há 33.556 famílias interessadas em adotar uma criança e 5.578 crianças esperando um lar. Só em São Paulo são 8.440 famílias esperando para adotar e 1.276 crianças na fila. Essa conta nunca fecha por mais de uma razão, segundo especialistas no assunto, que se reuniram, em 30/5, em Embu das Artes, no IV Simpósio do Dia Nacional da Adoção (25/5) “Adoção, amor incondicional” justamente para debater o assunto. Na plateia, estavam pretendentes à adoção, muitos com processos em andamento, pais adotivos, profissionais de saúde e de educação, representantes do governo municipal e do Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Embu das Artes (Gaia), que promoveu o encontro com apoio da prefeitura.
Alice Lima, diretora de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, e vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com base em dados oficiais, informou que dos 33.556 pretendentes 26.681 têm filho biológico e 26.516 querem adotar uma criança, sendo que buscam uma criança de 2 a 3 anos, de cor branca. “Essas são minoria e temos ainda de considerar que entre as crianças de até 3 anos existem irmãos que devem permanecer juntos, como determina o nosso sistema de adoção.”
A maioria dos pretendentes (91,5%) quer crianças da raça branca, mas entre as cadastradas 47,6% são pardas, 19% negras, 25% amarelas e 31% indígenas. Os brancos somam 32,4%. A maioria das pessoas candidata a adotar (80,5%) deseja apenas uma criança e mais de 80% das que esperam adoção possuem irmãos, embora nem todos cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
Para a psicóloga com Especialização em Neuropsicologia, Elaine de Cássia Moraes Missiano, que fez a palestra O Perfil do Amor na Adoção, o ato de adotar precisa ser pensado em todos os aspectos, para benefício de todos os envolvidos. “A função do psicólogo é provocar que cada pessoa que quer adotar repense”, disse, exemplificando todas as etapas por que passam os pretendentes à adoção. Leia mais.